Futebol Total Forum Index
  Register FAQ Search Memberlist Usergroups Profile Log in to check your private messages Log in 
Log in to check your private messages  ·  fChat
Carlos Daniel - O erro maior

Post new topic   Reply to topic    Futebol Total Forum Index -> Biografias / Crónicas Desportivas
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Tiago Conceição
Administrador
Administrador

PostPosted: Fri Nov 06, 2009 10:06 pm    Post subject: Carlos Daniel - O erro maior Reply with quote

O erro maior
LIVRE E DIRETO

Paulo Bento foi meu convidado no último "Domingo Desportivo" da época passada. Lembro-me perfeitamente de uma das perguntas em que mais insisti: se era fundamental um aumento da ambição do clube - leia-se um maior investimento em futebolistas de qualidade - para se esperar mais dele e da sua equipa na época seguinte, que é esta. Paulo Bento respondeu-me o mesmo que poderia ter respondido em qualquer dos quatro anos anteriores, qualquer coisa como "conheço a realidade do clube e acredito que é possível ter sucesso assim". Não tenho dúvidas de que esse entendimento foi o seu maior erro. E explica-se em três partes:

1 Paulo Bento aceitou limitar a sua própria ambição. Depois de três anos e meio num grande sem ter conseguido ser campeão, tinha de apostar tudo no título maior. O reverso da medalha ia ser naturalmente o cansaço dos adeptos, com a ideia instalada de que com ele não iriam lá. Ainda por cima, tinha de ter noção de que o Porto raramente falha e de que o Benfica não iria falhar sempre. O mais provável era sobrar para o Sporting;

2 Aceitando continuar nas mesmas circunstâncias, com um orçamento menor e um plantel mais fraco que o da concorrência, Paulo Bento sofreu ainda mais com a euforia pós-eleitoral, favorecida pelo estilo mais popular do novo presidente. A ambição só aumentou no discurso, o que aumentou a pressão sobre uma equipa que não tinha estofo para a aguentar. Era um utilitário numa pista de Fórmula 1;

3 A grande questão é que com os plantéis que tem tido, o Sporting não foi campeão nem será nunca. Podem colocar lá Mourinho, Jesus, Ferguson, Capello ou Wenger. Quando as alternativas no banco são Pedro Silva, Pereirinha, Adrien, Grimi, Caicedo, Angulo ou Saleiro, quando André Marques surge como titular e Rui Patrício ou Postiga são indiscutíveis, não há nada a fazer. Chega a ser cruel comparar isto com as equipas treinadas por Fernando Santos ou José Peseiro - já nem vou aos últimos plantéis campeões -, que tinham os imberbes Quaresma e Ronaldo mas sobretudo João Pinto, Sá Pinto, Hugo Viana, Pedro Barbosa, Nani e até Rochemback no tempo em que se mexia.

Sobram ainda duas questões de fundo. A primeira é a da política desportiva do Sporting e da sua atuação no mercado. Os últimos verdadeiramente grandes reforços contratados foram Liedson e Polga, há muitos anos. De então para cá, os sucessos intermitentes - um Izmailov ou Vukcevic - perdem aos pontos com um camião de inutilidades, em que se destacam Mota, Koke, Tiuí, Purovic, Celsinho, Pinilla ou Bueno. A segunda é a boa carreira do Benfica que agrava a crise do Sporting. O problema foi os sportinguistas não terem percebido mais cedo que era a crise benfiquista que lhes alimentava a quimera do segundo lugar, enquanto os campeonatos voavam para Norte e o Porto se transformava, histórica e indiscutivelmente, no segundo clube português em títulos e adeptos.

Record

Hand Clap
[Moita]FT
Black-Out
Black-Out

PostPosted: Fri Nov 06, 2009 10:09 pm    Post subject: Reply with quote

Mais merda debatida para os lampiões ficarem felizes... tanta coisa e vocês com estas histórias fazem exactamente o que dizem que fazemos...
Tal como diz o Benedito não se pode dar importância a quem a não tem.
Pedro Cruz
Administrador
Administrador

PostPosted: Fri Nov 06, 2009 10:11 pm    Post subject: Reply with quote

Sem qualquer tipo de tentativa de picardia, ele tem razão no que diz.
Li3dson31
Presidente Núcleo SCP
Presidente Núcleo SCP

PostPosted: Fri Nov 06, 2009 10:49 pm    Post subject: Reply with quote

Grande parte do texto é só verborreias.
View user's profile Send private message
Petrov_Carmovich
Titular da Equipa A
Titular da Equipa A

PostPosted: Sat Nov 07, 2009 12:15 am    Post subject: Reply with quote

As verdades são para se ser ditas, doa a quem doer.

FREE MOITA!
Back to top
HiPn0t|c
Moderador Geral
Moderador Geral

PostPosted: Sat Nov 07, 2009 10:58 pm    Post subject: Reply with quote

Li3dson31 wrote:

Onde?
Titular da Selecção
Titular da Selecção

PostPosted: Sat Nov 07, 2009 11:55 pm    Post subject: Reply with quote

Só verdades. Hand Clap
Daniel
Bola de Ouro
Bola de Ouro

PostPosted: Sat Nov 07, 2009 11:57 pm    Post subject: Reply with quote

Grande jornalista, Carlos Daniel. Hand Clap
Li3dson31
Presidente Núcleo SCP
Presidente Núcleo SCP

PostPosted: Sun Nov 08, 2009 1:37 am    Post subject: Reply with quote

HiPn0t|c wrote:
Li3dson31 wrote:

Onde?

Quote:
3 A grande questão é que com os plantéis que tem tido, o Sporting não foi campeão nem será nunca. Podem colocar lá Mourinho, Jesus, Ferguson, Capello ou Wenger. Quando as alternativas no banco são Pedro Silva, Pereirinha, Adrien, Grimi, Caicedo, Angulo ou Saleiro, quando André Marques surge como titular e Rui Patrício ou Postiga são indiscutíveis, não há nada a fazer. Chega a ser cruel comparar isto com as equipas treinadas por Fernando Santos ou José Peseiro - já nem vou aos últimos plantéis campeões -, que tinham os imberbes Quaresma e Ronaldo mas sobretudo João Pinto, Sá Pinto, Hugo Viana, Pedro Barbosa, Nani e até Rochemback no tempo em que se mexia.

Sobram ainda duas questões de fundo. A primeira é a da política desportiva do Sporting e da sua atuação no mercado. Os últimos verdadeiramente grandes reforços contratados foram Liedson e Polga, há muitos anos. De então para cá, os sucessos intermitentes - um Izmailov ou Vukcevic - perdem aos pontos com um camião de inutilidades, em que se destacam Mota, Koke, Tiuí, Purovic, Celsinho, Pinilla ou Bueno. A segunda é a boa carreira do Benfica que agrava a crise do Sporting. O problema foi os sportinguistas não terem percebido mais cedo que era a crise benfiquista que lhes alimentava a quimera do segundo lugar, enquanto os campeonatos voavam para Norte e o Porto se transformava, histórica e indiscutivelmente, no segundo clube português em títulos e adeptos.

Então não somos campeões por causa dos plantéis que temos tido? Não acho que estes últimos plantéis sejam inferiores do que aqueles que FS e Peseiro tiveram.
E curioso que um plantel com Farnerud, Paredes, Bueno e até Alecsandro não tenha sido campeão por um mísero ponto.

E perdemos pontos em muitos jogos por autênticas acefalias por causa do treinador. Será que outros treinadores, como ele lá diz, iriam cometer os mesmos erros que o Bento?
Por exemplo: Má preparação dos jogadores, mau "uso" do sistema táctico, substituições durante os jogos ridículas, má gestão dos famosos "casos" com Vuk, Veloso, Sojkovic e até Moutinho e isto para não me alongar muito.
E não acho que Izmailov seja um jogador, citando-o "intermitente", é verdade que às vezes passa um bocado ao lado do jogo mas cumpre sempre, assim como o Vukcevic que só não vai dando mais por "ingenuidade" do treinador. Celsinho, pouco ou nada se viu. Recordo-me de ter entrado aos 70 e tal minutos num jogo contra o Benfica(o seu 1º jogo), e jogou contra o Estrela para a Taça de Portugal lá o que foi. O problema do Purovic foi meramente uma questão de adaptação ao sistema táctico. Não dava mesmo. Ou por sua culpa, ou por culpa do treinador, não sei. A verdade é que com a táctica utilizada não dá mesmo.
E aquilo da crise do Benfica parece um bocado(muito) egocêntrico. Não acho que seja assim, mas eles é que lá vão dizendo isso.
HiPn0t|c
Moderador Geral
Moderador Geral

PostPosted: Sun Nov 08, 2009 10:38 am    Post subject: Reply with quote

Li3dson31 wrote:
HiPn0t|c wrote:
Li3dson31 wrote:

Onde?

Quote:

Então não somos campeões por causa dos plantéis que temos tido? Não acho que estes últimos plantéis sejam inferiores do que aqueles que FS e Peseiro tiveram.
E curioso que um plantel com Farnerud, Paredes, Bueno e até Alecsandro não tenha sido campeão por um mísero ponto.

E perdemos pontos em muitos jogos por autênticas acefalias por causa do treinador. Será que outros treinadores, como ele lá diz, iriam cometer os mesmos erros que o Bento?
Por exemplo: Má preparação dos jogadores, mau "uso" do sistema táctico, substituições durante os jogos ridículas, má gestão dos famosos "casos" com Vuk, Veloso, Sojkovic e até Moutinho e isto para não me alongar muito.
E não acho que Izmailov seja um jogador, citando-o "intermitente", é verdade que às vezes passa um bocado ao lado do jogo mas cumpre sempre, assim como o Vukcevic que só não vai dando mais por "ingenuidade" do treinador. Celsinho, pouco ou nada se viu. Recordo-me de ter entrado aos 70 e tal minutos num jogo contra o Benfica(o seu 1º jogo), e jogou contra o Estrela para a Taça de Portugal lá o que foi. O problema do Purovic foi meramente uma questão de adaptação ao sistema táctico. Não dava mesmo. Ou por sua culpa, ou por culpa do treinador, não sei. A verdade é que com a táctica utilizada não dá mesmo.
E aquilo da crise do Benfica parece um bocado(muito) egocêntrico. Não acho que seja assim, mas eles é que lá vão dizendo isso.

Mas o FS e o Peseiro foram campeões?
Isso tens razões o PB entrou em imensas guerras e abriu muitas frentes...
Eu acho o IZmailov internitente, aliáis imenso até...raramente faz 2 jogões, isto quando não anda lesionado.
O Vuk foi de facto mal aproveitado com o Bento, quanto á crise do Benfica, basta vir aqui ao fórum e ver Sportinguistas/Benfiquistas a se pegarem por terem ficado á frente do outro, não foram campeões mas isso era relevado para 2º plano, se aqui foi isso, imagina na rua, nos bares, em Lisboa, dentro do próprio clube...
Presidente Núcleo SCP
Presidente Núcleo SCP

PostPosted: Sun Nov 08, 2009 3:52 pm    Post subject: Reply with quote

Não, não foram campeões. Mas ele diz o seguinte: "Chega a ser cruel comparar isto com as equipas treinadas por Fernando Santos ou José Peseiro", não acho que estes últimos plantéis fiquem a dever alguma coisa aqueles que estes treinadores tiveram. Muito pelo contrário.
Quanto ao Izmailov, não acho que seja tanto assim mas isso já é muito subjectivo.
E quanto a isso do Sporting vs. Benfica, pelo menos falando por mim e por muitos que conheço e que vejo, é indiferente quem for campeão desde que não seja o Sporting.
HiPn0t|c
Moderador Geral
Moderador Geral

PostPosted: Sun Nov 08, 2009 4:29 pm    Post subject: Reply with quote

O do Izmailov eu vejo assim...não me lembro de ter feito 2 jogões seguidos...
Do benfica, como já te disse basta veres pelo fórum...
Post new topic   Reply to topic    Futebol Total Forum Index -> Biografias / Crónicas Desportivas All times are GMT + 1 Hour
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum